logo RCN
Segurança

Operação 'Estorno' cumpre mandados em Joinville e Barra do Sul

  • Divulgação -

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (7) a operação "Estorno" com a finalidade de coibir o crime de lavagem de dinheiro e de buscar a despatrimonialização de um grupo criminoso dedicado ao furto de caixas eletrônicos como delito antecedente.

A ação é da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigação Criminais (DEIC/PCSC). O objetivo é o cumprimento de medidas cautelares probatórias e assecuratórias determinadas pelo Poder Judiciário.

A investigação apontou que um grupo catarinense se dedicava à prática de crimes de furtos em caixas eletrônicos aproveitando-se das baixas penas previstas para crimes sem violência contra pessoas.

Os trabalhos policiais revelaram que o lucro dos crimes eram investidos de maneira dissimulada em bens de alto valor, muitos dos quais adquiridos integralmente em espécie e, normalmente com o uso de interpostas pessoas (laranjas e testas de ferro).

O objetivo das medidas é a apreensão de documentos capazes de confirmar as hipóteses de ocultação e dissimulação que caracterizem a lavagem de dinheiro, confirmar a real situação do patrimônio sem respectivo lastro e a identificação de outros bens que não haviam sido identificados.

Buscas e prisões

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Joinville e Balneário Barra do Sul, além de quatro mandados de prisão temporária.

Ainda foram sequestrados 06 imóveis, 33 veículos (incluindo 2 Land Rover, 3 BMW, 3 Mercedes e um Volvo, entre outros veículos de luxo), 3 embarcações, além do bloqueio de valores em contas bancárias e ativos financeiros.

As investigações contaram com o suporte técnico do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e operacional das demais Delegacias Especializadas da DEIC/PCSC e da Delegacia Regional de Polícia de Joinville.

Trata-se da sexta operação policial deflagrada pela especializada da DEIC/PCSC somente este ano, que já contabiliza em torno de R$ 45 milhões de bens sequestrados.

Quase 95 kg de maconha são apreendidos na BR 101 em Barra Velha Anterior

Quase 95 kg de maconha são apreendidos na BR 101 em Barra Velha

Santa Catarina tem o menor número de homicídios no mês de maio desde 2008 Próximo

Santa Catarina tem o menor número de homicídios no mês de maio desde 2008

Deixe seu comentário